No flow do FLO – breve notícia sobre o Festival de Larp Online

Por Carolina Scartezini@tudo_teatro 

Entre os dias 15 e 20 de agosto de 2023, aconteceu a 3ª edição do Festival de Larp Online – o FLO³. O evento é anual e tem sido organizado voluntariamente por um grupo de pessoas envolvidas na criação e realização de larps em diversos Estados brasileiros. Teve sua primeira edição em 2021, ainda durante as restrições às atividades presenciais provocadas pela pandemia de Covid-19 e, de lá pra cá, tem reunido – virtualmente – cada vez mais gente!

Cinco Suspeitos, com o criador Tiago Junges. Nas imagens, jogadores "dentro e fora" dos personagens

Os perfis das pessoas envolvidas no Festival têm sido bastante variados! Da equipe organizadora, passando por proponentes dos jogos até participantes que se inscrevem para jogar tem aparecido gente de diferentes lugares, idades, identidades de gênero, sexualidades, raças, formações, profissões... Tem quem já esteja em contato com o universo dos larps há décadas e quem nem sabia que isso existia! A ideia é que todas as pessoas que chegam para participar possam se sentir acolhidas e bem-vindas.

Estreia da peça-jogo Interpretações de Elektra, com Carolina Scartezini e Tudo Teatro.

Eu mesma participei da primeira edição como jogadora e, da segunda para frente, passei a integrar também a organização do FLO e a propor larps com outros criadores e com a cia. de artes participativas que eu oriento, a Tudo Teatro. O grupo que realiza o festival é de fato bastante receptivo, incentiva e apoia muito quem se dispõe a vir para somar. Há ainda muito cuidado para que toda a experiência seja segura e prazerosa para todo mundo.

Preciso dizer que te amo, com a autora Carolina Scartezini

Os larps que ocorreram nessas três edições do festival também foram bem diversos entre si, tanto nos temas que abordaram quanto nos modos de jogar. Teve larp para vários gostos! Uns que pediam participações mais introspectivas e emotivas, outros, mais extrovertidas, mesmo engraçadas. Teve larp-dorama, sobre as dores e delícias dos relacionamentos interpessoais, larp de ficção científica, de conspiração, de mistério, larps com uma pegada mais politizada e contemporânea... Teve larp de jogar da cadeira, sem sair da frente do computador ou celular, teve larp de jogar andando pela casa e até dançando! No site do Festival é possível ler as sinopses de todos os jogos oferecidos em cada edição e ainda uma breve apresentação das pessoas proponentes.

Vizinhos, com o autor Leandro Godoy

Se você ficou com vontade de saber mais sobre o FLO e de participar da edição do ano que vem, seja na organização, seja propondo algum jogo ou mesmo se quiser apenas receber a divulgação e se inscrever para jogar, entre em contato com a gente! Você não precisa ter nenhuma prática prévia para participar – só vontade de estar presente, compartilhar e se divertir!


Comentários